portabilidade

Portabilidade: como funciona? O que é necessário?

A portabilidade de número permite que os usuários troquem o serviço de operadora, mas continuem com seu antigo número. Porém, para que isso aconteça, é necessário escolher o plano que mais atende às suas necessidades.

Então, ao escolher o melhor plano da operadora, os usuários não precisam se preocupar em mudar o seu número antigo. Basicamente esse é o significado de portabilidade de número. 

Portanto, se você encontrou um plano que atende todas as suas necessidades, mas ele é de outra operadora, vale a pena solicitar a portabilidade. Veja, a seguir, mais informações sobre esse serviço. 

portabilidade

Conheça os PLANOS TIM CONTROLE e faça agora a sua portabilidade para a TIM!

O que é a portabilidade de número?

Primeiramente, todas as operadoras do Brasil permitem o serviço de portabilidade, procedimento que permite trocar de serviço sem mudar o seu número. Existem mais serviços que permitem realizar isso, como o telefone fixo. 

Além disso, grande parte das operadoras realizam essa troca sem cobrar nada do cliente. Mas se você entrar em contato com uma empresa que solicite essa taxa, o máximo que pode ser cobrado é R $4,00. 

De maneira geral, os clientes de todas as modalidades, pré-pago, pós-pago e controle, podem solicitar a portabilidade. Ou seja, solicitar a troca de operadora, mas continuar com o mesmo número. 

Vale ressaltar que esse serviço só pode ser feito dentro do mesmo serviço. Ou seja, os clientes das operadoras não podem solicitar a portabilidade de um plano de celular para o telefone fixo.

Como realizar a portabilidade numérica?

Agora que você já sabe o que é a portabilidade de número, saiba que todas as operadoras realizam esse serviço. Lembre-se que, no caso de cobrança de taxa, ela não pode ultrapassar R $4,00, de acordo com a própria Anatel

Então, se você encontrou um plano que gostou, saiba que o procedimento para portar o número de outra operadora é simples e rápido. Independentemente do caso, siga o passo a passo para solicitar esse serviço. 

  1. Antes de realizar a portabilidade de qualquer operadora, lembre-se de conferir quais são as opções disponíveis em sua cidade e escolher o plano que mais atende às suas necessidades. 
  1. Entre no site oficial ou ligue para a Central de atendimento da operadora. Lembre-se de escolher um plano antes de solicitar que o serviço seja feito. Além disso, deixe o seu número de contato para que os atendentes possam conversar. 
  1. Quando estiver conversando com um atendente legal da operadora, informe que você pretende fazer a portabilidade numérica. Na sequência, siga todas as instruções necessárias. 
  1. Pronto! Após finalizar todos os procedimentos solicitados pela operadora, o processo para portar o número pode levar até três dias úteis para ser concluído de maneira eficaz.

Para que você consiga habilitar o seu novo número futuramente, é necessário manter o número do protocolo salvo. Lembre-se de agendar a melhor data para que esse serviço seja concluído. 

Se você quiser cancelar a sua solicitação, é possível fazer isso em até dois dias úteis. Nesse caso, entre novamente em contato com a operadora, informando que você quer cancelar a migração do número. Lembre-se que nenhuma taxa será cobrada por isso. 

Quais documentos são solicitados para realizar esse procedimento?

Independentemente da operadora que você escolher para portar seu número, existem alguns documentos necessários. Portanto, lembre-se de estar com essa documentação em mãos para que o serviço seja feito.

  • Os clientes devem estar com o RG e o CPF.
  • Para que a migração de número seja feita, é necessário estar com o DDD e seu número de telefone em mãos.
  • Por fim, é necessário ter um comprovante de residência em mãos.

Vale ressaltar que o comprovante de residência é necessário nos casos em que a operadora manda entregar o chip em sua residência. Portanto, mantenha esses dados atualizados, evitando problemas. 

Como realizar a consulta da migração do número?

Se você quer verificar como anda o procedimento de migração de seu número, é necessário estar com o CPF e número do protocolo em mãos. Depois disso, basta entrar no site oficial da empresa, consultando esse status. 

Além disso, se você preferir, é possível entrar em contato com as operadoras pela Central de Atendimento. Se você não sabe quais são essas sequências numéricas, essas informações também estão presentes no site oficial. 

portabilidade

Quais são as vantagens de migrar seu número para outra operadora?

Uma das principais vantagens dessa migração é a redução dos gastos com uma empresa de telefonia móvel. Além disso, quanto mais importante esse plano for em seu dia a dia, em mais aspectos ela será recompensadora. 

Existem mais vantagens disponibilizadas pelas próprias empresas de telefonia. Então, se você quer economizar o seu tempo e dinheiro, vale a pena comparar os planos e escolher o que mais atende às suas necessidades. 

Além disso, é importante ter atenção no manual das empresas, evitando que erros aconteçam no processo de migração. Lembre-se de verificar a confiabilidade e profissionalismo da empresa, considerando aquele que foca na melhor experiência dos clientes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *